sábado, 31 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE VII - Acabou!

Acabou o ano de 2011! Quando chega o final do ano assim ninguém lembra o que aconteceu no ano anterior (2010), só pensa no que aconteceu no ano moribundo (2011) e promete algumas coisas para o ano vindouro (2012), mas a verdade é que todo ano é mais um ano como qualquer outro.
Sempre conheceremos gente nova, passaremos por experiências únicas e teremos dias que ficarão marcados para sempre em nossas vidas. O importante é saber aproveitar cada momento desse ano que vem, tentando fazer dele um ano bom, feliz, como costumamos desejar quando dá meia-noite.

Muita gente deseja feliz ano novo na virada mas durante os 365(6) dias não faz questão nenhuma de fazer com que o ano dos outros seja realmente feliz. Vamos pensar mais um pouco nisso galera!
Abaixo uma linha do tempo da série Fim do ano do M.Q.A. Espero que tenham curtido. Aproveitem aí as festas com responsabilidade. Pro azar de quem trabalha, dia 2 já é segunda-feira!


SÉRIE FIM DO ANO M.Q.A.:

  1. As férias
  2. Fim do ogrismo masculino
  3. A revolta nas escolas
  4. As viagens
  5. O natal
  6. Promessas para o fim do ano



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE VI - Promessas para o ano novo

Pensando aqui, todo fim de ano a galera para pra refletir no que fez de bom e no que fez de ruim, acaba prestando mais atenção no que fez de ruim e se prepara pra mudar. Os 365 dias que virão serão certamente melhores que os que passaram, só são necessárias algumas medidas, e pra garantir que estas serão tomadas, a decisão é torná-las promessas.
Confira o ranking completo de promessas de ano novo e saiba se o seu objetivo também está motivando mais pessoas:



  1. Perder peso
  2. Ser mais feliz
  3. Economizar dinheiro
  4. Apaixonar-se
  5. Conseguir um emprego
  6. Ler mais
  7. Experimentar algo novo todos os dias
  8. Parar de fumar
  9. Tirar uma foto para cada dia do próximo ano
  10. Correr uma maratona
Fonte

E já que estou falando de promessas, vou citar 3 só pra ilustrar e você pode por a mão na consciência e dizer se as que você faz, mesmo que não seja em tom de promessa, são mesmo levadas à sério até o fim do ano.


PROMESSA #1 - APAIXONAR-SE:
Dá pra prometer uma coisa dessa? Quem pode garantir que vai conseguir se apaixonar? Se nem evitar se apaixonar é possível, como poderia ser possível se proporcionar esse direito? Tem gente que até acha que se apaixonou, mas acaba confundindo tesão, desejo, admiração, atração e até amizade só pra tentar cumprir uma promessa que não cabe a elas tornar realidade ou não. Normalmente, quem não se prepara pra se apaixonar, que se apaixona loucamente e dá tudo certo. Quem quer muito se apaixonar acaba se frustrando. É ou não é verdade?


PROMESSA #2 - VOU EMAGRECER:
Quantas pessoas vocês conhecem que realmente emagreceram depois de jurarem de pés juntos que iriam emagrecere após toda comelância do natal? Pra não ser mentiroso, vou dizer que conheço uma, mas o resultado não foi nada bom. Ela entrou numa neura de emagrecer, ficou horrível! Todas as outras pessoas que eu conheço, adiaram suas decisões de emagrecer, seja malhando, deixando de comer ou tomando remédio, por causa das outras datas festivas que se seguem: Férias, carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos namorados, festa junina (e até aí já tem até mais peso que antes da virada do ano), férias, feriadões de setembro e novembro, NATAL! Nesse percurso aí, provavelmente só se perde peso mesmo no início do calor da primavera pra poder se aproveitar uma piscina, uma prainha, sem maiores pesos na consciência.


PROMESSA #3 - GASTAREI MENOS DO QUE TENHO:
Dificilmente isso acontece, ainda mais com o começo do ano! Quem mantém a casa sabe como é (eu ainda não sei mais imagino). Tem material escolar, IPTU, IPVA, seguro do carro, plano de saúde, cartão de crédito estourando por causa do natal descontrolado, aí as mesmas datas festivas que engordam são as que trazem mais dívidas (repararam que as datas que pedem presente são quase que separadas pro um mesmo período de tempo?) e quando alguém, por ventura, acaba conseguindo realmente não gastar mais do que deveria, deixando até uma gordurinha pra queimar no mês seguinte, aí é que queima mesmo. Vai embora dinheiro, vai embora crédito, vai embora tudo, uma gastação eufórica pra comemorar o fato de não ter gasto nada no mês anterior.

Prometer no fim do ano é reconfortante. Por algum motivo parece apagar e nos consolar dos fracassos do ano que tá acabando, mas geralmente não resolve nada. O ideal é curtir o que você conquistou, ser feliz com o que você tem, como você é, sem se torturar pra conseguir novas coisas, porque estas virão. E se nada de novo vier, as que você já conquistou certamente farão seu próximo ano, assim como o ano que tá acabando, pelo menos melhor que azeitona preta.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE V - O Natal

EU NÃO CONCORDO EM DESEJAR FELIZ NATAL. Existem outros 364 dias, ou ainda 365, mas as pessoas resolvem desejar um dia feliz em um dia só, que por sua fonte mais famosa já deveria ser feliz. Se alguém acredita em Cristo, comemora o natal por ele, então isso quer dizer que está feliz, você não precisa desejar que o natal seja feliz; se alguém não gosta do natal, não é um abraço e um desejo de palavras jogadas ao vento que vão fazer com que esse natal se torne feliz. E esse raciocínio eu carrego também para o dia do nosso aniversário. Parabéns sim, feliz aniversário não!


PRESENTES E COMPRAS são as atuais marcas do natal. Só em igrejas e em seus frequentadores se ouve falar em nascimento de Cristo, o que eu fiquei até meio estremecido ao escrever, quando fui pesquisar para este texto. Vi que a festa do solstício de inverno (25 de dezembro) já existia antes, então é bem provável que no mundo antigo as pessoas comemorem esta data por outros motivos. Não estou dizendo para esquecerem tudo que já foi dito a respeito do natal e suas tradições, mas podem ser que elas venham de outra parte do mundo com motivos totalmente diferentes dos que te ensinaram.


PAPAI NOEL para toda criança é um velho de barba grande e roupa vermelha, mas eu já ouvi dizer que até o bom velhinho foi capitalizado, pois antigamente a roupa dele era azul, e passou a ser vermelha por causa da Coca-Cola (será que vou receber por merchandising?). Não sei se isso é verdade e nem vou procurar, mas seria interessante ver o bom velhinho de azul de novo. Eu acho que ia gostar mais e talvez eu até tivesse acreditado nele quando pequeno. Sei lá. Dizem também que ele é baseado num camarada alemão que dava presente pra galera nessa época de natal, mas eu não tenho bases pra confirmar isto e este não é um blog investigativo então paro por aqui.
AMIGO OCULTO, cada vez mais extinto, é a diversão do natal na minha opinião. Mas nem gosto de participar não. Nunca sei dar as dicas para que adivinhem meu amigo, e poucas vezes tirei alguém que eu realmente quisesse. Na verdade, gosto de ver no amigo oculto, que normalmente quem mais agita acaba tirando quem não queria. Gosto de tentar reparar na cara da galera se estão mesmo satisfeitas em terem tirado ou não aquele camarada pra dar o presente, e a melhor parte, a abertura do presente. É dificílimo agradar, e mais difícil ainda disfarçar que não gostou. Eu me divirto com essas pegadinhas que o amigo oculto prega.


Se eu me alongar mais, ninguém vai ler o texto, então to parando por aqui. Um bom dia 25 de dezembro a todos, bom dia 26, 27, 28, ...
Independente dos motivos pelo qual você está se empanturrando neste natal, espero que você os faça valer a pena em todos os outros 364(5) dias do ano que obviamente, se você seguir meu conselho, serão melhores que azeitona preta. Um abração!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Coisas que talvez você não tenha pensado

PENSAMENTO #1 - Uma das escolhas mais difíceis nessa vida é decidir qual fila do pedágio você vai entrar.
Você vem na estrada, ultrapassando, às vezes se sentindo o Sebastian Vettel ao ultrapassar em um lugar que só você seria capaz de fazer, quando de repente, ao longe, você avista duas longas filas. Na sua cabeça só passa o seguinte: Se eu escolher a fila certa, ganho todos os minutos que consegui ao ultrapassar alguns carros, se escolher a errada, tudo terá sido em vão e ainda vou passar vergonha. E agora? A dúvida é cruel!


PENSAMENTO #2 - Nesses tempos de modernidade, qualquer um é poliglota com o google tradutor; Qualquer um é matemático com uma calculadora hp; Qualquer um é bom motorista com os carros moderninhos de hoje. Quero ver malandro dirigir fusca, calcular rabiscando uma folha e, mesmo que não possa fazer um curso de inglês, quero ver folhear um dicionário inglês-português pra traduzir um site inteiro.


PENSAMENTO #3 - Existem três prazeres do homem que a mulher é incapaz de compreender: O de estar com os amigos e zuá-los muito; o prazer que o homem sente ao coçar o "braço"; o prazer de assistir a um jogo de futebol.



PENSAMENTO #4 - Se o seu filho entra na escola mais tarde, ele terá problemas, por ser o mais velho. Vai querer ser o valentão, vai querer aparecer; se ele entra mais cedo, também vai ter problemas, vai ser o protegido, o mais coagido, retraído, bobinho, etc... Com toda a burocracia das escolas ao matricular uma criança na escola, o ideal é que você promova a concepção do seu filho mais ou menos no mês de JUNHO, aí você tem dois meses de margem caso o herdeiro resolva nascer antes da hora.


PENSAMENTO #5 - Como um belo admirador da beleza - Admiro carros bonitos, lugares bonitos, gente bonita (inclusive não tenho vergonha em admitir quando um cara é pintoso) - consegui perceber ao longo desse tempo de vida que mulher muito avantajada em cima, está insatisfeita com a parte de baixo; mulher muito avantajada embaixo, está insatisfeita com a parte de cima; mulher muito avantajada em cima e embaixo, está insatisfeita com a barriga, porque certamente tem; Caso seja muito avantajada em cima e embaixo e não tenha barriga, de certo não tem um rosto bonito e/ou o pé feio; Se de tudo isso que eu disse nada for verdade, alguma dessas coisas não é natural, ou então está presente nesta mulher a coisa mais feita a se ter: A feiura interna. Não existe ninguém perfeito! Falei sobre as mulheres pois elas precisam saber ouvir isto às vezes! #IstoNãoÉUmaIndireta.


Talvez ninguém concorde com nenhum destes pensamentos, mas eu descobri, também pensando muito, e sei que não fui o primeiro a descobrir isto: TODA UNANIMIDADE É BURRA. Então eu só espero que considerem estes pensamentos melhores que azeitona preta. Aí eu já to satisfeito.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE IV - As viagens

De volta com mais uma das incontáveis características do fim do ano, hoje resolvi falar sobre as viagens. Isso mesmo. Viagens que fazem a diferença até para quem não vai para lugar nenhum, mas logo veremos porquê. Uma coisa de cada vez.


Pretendo começar esse texto falando sobre a melhor parte da viagem: O prazer que traz descanso!
Pode até ser que em uma de nossas viagens, ou em todas elas, viajemos para lugares que de pacato e tranquilo não tenham nada, mas e daí? O prazer em frequentar um shopping recheado de gente animada e bonita, de ir a um show em que você não vai encontrar ninguém conhecido, de passar a tarde torrando no sol na beira da praia ou escorregando e se machucando em uma cachoeira já dão um alívio tão grande como se fossem 7 noites bem dormidas seguidas!
É bem provável que Sigmund Freud explique isso, mas eu não sei e não faço a mínima questão de procurar saber, só sei que é uma delícia viajar nas férias, mesmo que os dias sejam 3 vezes mais intensos que os dias comuns de trabalho.


As fotos de viagem são as mais legais. Ficamos ansiosos por tirá-las. Não sei como era na época em que a geração antes da minha comandava as viagens, mas nas viagens atuais, vemos pessoas tirando 4, 5, 10 vezes a mesma foto até que ela fique perfeita. Nunca fica. Mas a intenção, o esforço e a desistência fazem parecer que as pessoas estão lindas e mega saradas nelas.
Em nossas fotos de viagem sempre aparecem pessoas desconhecidas e que provavelmente só teremos contato por msn ou facebook, porque se ousarmos encontrá-los nas férias seguintes, certamente a sensação de novidade não será a mesma. É decepção! Bom mesmo é só guardá-los nas fotinhas das viagens mais legais de nossas vidas (Se não vamos para lugares repetidos, sempre são as melhores da vida).


Por fim, como prometido, gostaria de falar sobre a interferência da "não viagem" em nossas vidas.
Quem já se encontrou desanimado em casa por estar vendo suas férias passarem na frente de seus olhos sem fazer nada de diferente que dê um sorrisinho. É fato. É muito ruim ficar durante um mês (galera da escola chega a ser até mais tempo) dentro de casa. Não tem nada que você queira fazer. Tudo que você tinha vontade de fazer já dá pra fazer em 3 dias dentro de casa. Na verdade as vontades eram fruto do nosso desejo intenso de sair da rotina, de quebrar toda aquela carga de responsabilidades ao nosso redor durante todo o ano.
Mas uma coisa não podemos negar, não viajar também tem lá suas vantagens. Você da janela da sua casa coisas que não viu durante o ano todo. Sai de casa e consegue conversar por meia hora com um vizinho que cresceu com você sem ter que interromper a conversar por conta de um compromisso, se vai dirigir até o centro da cidade, certamente vai encontrar lugar pra estacionar, e algumas outras coisas. Tudo é questão de ponto de vista.


 Finalizando, boa viagem pra quem for, aproveite porque 2012 tá logo ali e neste ano, assim como todos os outros de nossas vidas, estaremos esperando "mais do que nunca" que as férias cheguem e sejam pelo menos melhores que azeitona preta.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O bullying é o bullying!



De uns tempos pra cá, passamos a ouvir com certa frequência e excessiva repetição nas rodas de conversa a palavra bullying. Mesmo sem saber escrever direito, grande parte das pessoas, de repente acordou de um sonho e começou a se declarar sofredora de bullying. Mas o que será que é o bullying afinal? Primeiro uma definição literal prontamente caçada no google:


"Bullying:: é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, dentro de uma relação desigual de poder."


Agora vamos aos fatos: O que caracteriza violência psicológica já que a física é tão fácil de se identificar?
Será que colocar um apelido de feijão em um garoto por causa da cor da sua pele seria? Ou seria chamar um garoto de bolinha por ele ser gordo?
Sei lá heim...será que esse garoto gordo não sabe que é gordo? Será que as pessoas que o chamam de gordo são todas perfeitas? Existe alguém perfeito? Eu me acho perfeito, mas tem mais alguém aí que me acha perfeito além de mim? Acredito que não.

Das duas uma: Ou o bullying realmente é existente e todas as pessoas sofrem bullying e o mundo é todo mal, todas as pessoas são complexadas e por isso não vivem bem ou então já existe um exagero escancarado relativo a este novo conceito de ver as coisas.

Só pra exemplificar, na minha oitava série eu tive um professor chamado José Mauro. O querido e saudoso Zezão. Ele zuava todo mundo, chamava de mancebo, zuava o nome da galera, fazia piada com a galera, e naquela série, eu aprendi matemática como em nenhuma outra em nenhuma série. É óbvio que naquela época eu não fazia ideia de que seria professor de matemática, mas assim que descobri que seria, decidi que seria um professor tão bom quanto ele. Hoje eu imagino o já aposentado Zezão dando aula, sendo acusado de praticar o tão temido e traumatizante bullying. Seria no mínimo constrangedor, pra um senhor com toda aquela sabedoria, simpatia e educação, ser acusado de algo que para a sociedade atual parece ser tão cruel.

Eu acredito que a conceituação errada do bullying vem muito da fuga da responsabilidade e da consciência de que, enquanto pessoas, todos temos defeitos. A moça que trabalha na padaria é vesga, o vizinho é gordinho, a prima é magrela, o cunhado é pretão, e por aí vai...Se olhe no espelho, admita: Eu tenho defeitos e não foi nenhum "valentão" que me colocou. São meus. E eles também tem. Sua vida em sociedade vai depender disso!

É no mínimo leviano você acusar alguém por um trauma que se tenha por não aceitar a si próprio. Diferente de todas as minhas outras postagens, cheguei à terrível conclusão de quem nem tudo é melhor que azeitona preta. Bullying não é.

Nova cara do M.Q.A.

Bom galera, uma postagem só para celebrar o novo formato do nosso amado e querido blog.


Créditos e agradecimento a Edgard AlvesTaiane Cândido e ao site dicas para blogs.


Está infinitamente melhor que azeitona preta!


Vejam só como ficou

sábado, 10 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE III - A revolta nas escolas

Na condição de professor, fico bem à vontade e livre pra falar a respeito. A escola no fim do ano vira de pernas pro ar!
Na verdade, na verdade, esse até poderia ser o primeiro capítulo da série fim do ano, afinal, pra galera do circuito escolar, o fim do ano começa em outubro - O quarto bimestre.


Sabe, professor, aquela imagem que você desejou ver o ano inteiro, de ver todos os alunos estudando, se dedicando, lutando pra tirar uma boa nota? Pois é, tenho certeza que não aconteceu e não acontecerá! Na verdade o que acontece é uma troca de valores fenomenal. Aqueles bons alunos (Claro que não todos, muitos vão até o fim lutando por boas notas) começam a relaxar, ver que o ano letivo pra eles já está praticamente acabado, e aquela turma que te perturbou o ano inteiro, começa a correr atrás, correr muito atrás, algo totalmente inimaginável.


A sensação de injustiça que passa na minha cabeça é única ou todo mundo que está lendo também acredita que um aluno passar para a série seguinte por um esforço de 2 meses e meio pode ser equiparado ao esforço feito por um aluno durante todo o ano? É muita sacanagem mesmo, né não? Mas o sistema propicia essa bela  demonstração de fraqueza, que é a improdutiva promoção daquele que durante 75% do tempo não quis ser promovido.


Toda a disciplina imposta durante todo o ano, o stress causado aos professores, aos diretores e funcionários de uma escola, as regras implantadas, tudo começa a ser um pouco mais flexibilizado, todo mundo se torna mais bondoso, mais querido, mais gentil...


O corpo não aguenta mais, mas a cabeça está tão leve, mas tão leve, que qualquer cansaço é substituído pela doce sensação de que daqui a alguns passos, alguns míseros dias, estaremos todos de pernas pro ar, literalmente. Seja deitados numa rede, ou ainda curtindo um dia de sol na piscina ou um dia de chuva na cama. Serão dias do mais puro ócio que trarão alívio e felicidade, seja pra aqueles que lutaram o ano todo e conseguiram, ou para os que lutaram e não conseguiram, ou para os que não lutaram e não conseguiram, ou ainda para aqueles que se consideram espertos demais por obter o doce prêmio da injustiça: A promoção final sem ter feito lá grandes esforços.


Desejo a todos os meus alunos que ao deixarem de ser meus, nunca me esqueçam e nunca esqueçam minha opinião: Por mais que você não seja o melhor, pelo menos lute pra ser bom. Não se contentem com migalhas! Vocês não entendem hoje, talvez não entendam depois também, mas mesmo assim, eu posso garantir que amanhã esse esforço a mais, feito ou não, vai pesar para o lado bom, ou ruim, e vocês verão que ter se empenhado um cadinho a mais foi ou poderia ter lhes rendido frutos pelo menos melhores que azeitona preta.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE II - Fim do ogrismo masculino

Hoje (04/12/2011) chega ao fim o campeonato brasileiro de futebol. Embora eu esteja falando de um esporte em que predomina o interesse masculino, hoje o papo é com a mulherada. Quer dizer, é direcionado a elas, mas podem ler barbas.


Em maio, quando esse campeonato esportivo começa, todo mundo se encontra na mais completa paz, mas quando o mesmo passa a se desenvolver...
Os homens perdem a razão...o futebol passa a ser o motivo pelo qual eles respiram. Pelo menos naquele momento em que está acontecendo algo de importante, o futebol é o combustível que faz com que os homens se encontrem na porta de um bar, em suas casas, ignorando simplesmente a existência de qualquer outra coisa com a maior naturalidade.


Muitos homens são ogros por si só, um stress natural sem explicação, mas muitos são contagiados pela "magia" do futebol que alcançam seus mais ínfimos nervos.
Graças ao bom Deus senhoras, que ao longo do tempo, pelo metade deles vão perdendo o interesse durante o campeonato né.


Chegamos a dezembro com só dois tipos de ogros resistentes: Os corintianus paulistus e os vascaínus cariocus. Estes dois tipos ainda estão no seu momento pleno de ogrismo, mas que em 3 ou 4 dias deve passar. Seja pela alegria, ou pela tristeza.
                                              
Neste domingo senhoras, haverá grande comemoração, mas não só por parte daqueles que vencerem no ano, e sim, por parte de vcs, que sofreram durante meio ano com o abandono, o esquecimento, estar em segundo plano e tudo mais por causa de "22 homens correndo atrás de uma bola" como vcs gostam de dizer.
Ano que vem tem mais. Infelizmente! EPA! PERAÍ! Infelizmente pra quem? Eu amo futebol!!!


 Agradeço a vocês mulheres, por nos aturarem durante esse período todo e por nos perdoarem mesmo que nós não peçamos nada. Sei que somos chatos, grossos e sem a mínima educação quando se trata de futebol, mas vocês também sabem que não somos as piores que coisas que existem, afinal, de tudo que temos de ruim quando nosso time está jogando (e principalmente perdendo), ainda assim somos pelo menos melhores que azeitona preta.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Orkutização do facebook

Olá viciados e viciadas em internet. Esse papo de hoje é diretamente com vcs. Como vcs já perceberam, o facebook cresceu de forma espantosa, enterrando de vez o orkut, que já definhava na mais profunda falta de criatividade.


Antes de tocar no assunto que eu quero, vamos lembrar de alguns momentos que a nossa gloriosa internet nos proporcionou:


MIRC (In memorian): Diziam os internautas da época que era bom. Eu não sei. Nessa época eu ainda não era do mundo digital. Conheço muitas pessoas que são amigas até hoje graças a essa ferramenta de relacionamento. Algo de proveitoso tinha então né?


BATE PAPO DA UOL: Lembro ainda da época do SENAI, quando a gente fazia questão de a qualquer momento invadir a sala dos computadores pra ficar no bate papo da uol. As meninas ficavam on pra se fazerem de difíceis e os garotos, ou entravam com um nome do tipo Saradão_87 ou Negão_1234. Isso quando não entravam com nome de mulher pra rir da cara dos "sedutores" que vinham conversar. (Só assim pra uma mulher conversar com um homem nesse bate papo). Não extinto, mas esquecido ou mal usado, o bate papo da uol segue nesse rítmo de pessoas totalmente estranhas o utilizando das formas mais esquisitas possíveis;


MSN: Espetacular ferramenta de bate-papo online, o messenger ainda é muito usado até hoje para fazer amizades, dar coragem praqueles que não conseguem falar nada pessoalmente, passar o tempo, etc...


ORKUT: Sensação em ANOS! Tomou conta de tudo. Abriu espaço para um novo tipo de ferramenta: Rede social. É claro que já existiam outras antes do orkut, mas este site se destacou, com sua praticidade ao mandar recados, visualizar fotos, as comunidades que serviam tanto pro bem quanto pro mau. Muito riso, muito debate, alta popularidade do orkut.
Velhos amigos sendo encontrados, namoros começando, acabando, enfim, o orkut foi um grande divisor de águas no uso da iternet.


TWITTER: 140 caractéres. Esse é o espaço determinado que vc tem para postar o que está pensando. Famosíssimo também, hj, na minha opinião, sua principal função é aproximar o povão dos artistas. Junto com essa função, também considero que sua boa função é a interatividade dos programas de TV que utilizam-se do Twitter pra ouvir a opinião do telespectador, às vezes ao vivo;


FACEBOOK: Por fim, chego na mania do momento. Em crescimento descontrolado, o facebook conseguiu reunir todos os viciados em redes sociais, roubou gente do orkut, do twitter, até do msn...Aplicativos, interação em tempo real, notificações, tudo bem azeitadinho...O facebook é uma mistura de orkut com twitter, e dessa mistura, algo ruim tinha que acontecer né.


Por fim, o assunto: Como a introdução falando das redes foi bem grande, não vou forçar vc que só está lendo aqui por não ter mais nada pra fazer a ler mais um pedação de história sem sentido, vamos direto ao ponto: A ORKUTIZAÇÃO DO FACEBOOK!


Dia 1º de agosto eu postei isto como nota no facebook:

"Vi uma reportagem que 70% dos usuários do orkut já estão no facebook. Daqui a pouco umas 20 pessoas que vc nunca viu vão começar a te add. Por engano, vc vai acabar aceitando uns 4 ou 5. Desses 4 ou 5, 2 pelo menos vão mandar recados pra todos os seus 437 amigos de feliz dia do amigo, feliz dia da árvore, feliz dia do bombeiro, do professor, do dentista, feliz dia de santo Antônio e por aí vai.
É bom começarem a pensar no substituto do facebook de uma vez."
                                           
Infelizmente, existem pessoas que não tem preparo mental pra utilizar qualquer tipo de tecnologia, e elas foram as responsáveis pela queda do orkut. Tudo que é popular corre o risco de um dia acabar por culpa da sua popularidade. O orkut não foi diferente. Quis agradar a todos, facilitar as coisas demais, inventar outras, acabou se perdendo por tentar se vender barato. A maldita inclusão digital fez com que todos fossem obrigados a arcar com a inconsequência e imaturidade de uns alienados. Quando os internautas normais se deram conta desse fato, começaram uma ávida fuga, mas pra onde ir? Twitter? Form spring me? Sim, o FACEBOOK! Os órfãos de orkut se encontraram no facebook. Seria uma terra nova? Um lugar sem a revoltante participação dos loucos sem noção do orkut. E um fala pro outro, que fala pro outro, que fala pro outro até que se torna algo popular. Aí vem a ascensão, a glória, e neste instante caros amigos, acredito que estamos presenciando uma queda em tempo recorde!


Facebook se popularizou demais! Vejam se não são sintomas de orkutização:


Você entra no seu facebook, vai olhar os pedidos de amizade, de 5 pessoas, você não reconhece 3, visita os perfis, tenta olhar a foto e se lembrar da pessoa mas não consegue! Tenta olhar o álbum e...CADEADO! Simplesmente o álbum só pode ser visto por amigos! Daí você tem duas opções: Ou aceita e tenta ver os álbuns ou recusa a solicitação. Pro seu azar, dos 3 que vc não reconheceu, vc resolve ver a foto de dois. Adiciona, vai olhar o álbum e lá só tem uma foto de cachorro e uma do escudo do time! Você se revolta, sai do álbum e por descuido esquece de excluir um dos dois que vc adicionou por engano. Vamos chamar essa pessoa de João para ilustrar o dia seguinte ao ter adicionado esta pessoa por mera curiosidade.
No dia seguinte ao ter adicionado o João, vc entra no facebook, sem a menor lembrança de ter feito isto, olha as notificações e:
JOÃO PUBLICOU NO SEU MURAL: Você olha e é um aplicativo fechado que pede que vc responda 10 perguntas pra ver o que o João publicou (E esse aplicativo vai te mandar emails!)
JOÃO PUBLICOU NO SEU MURAL: O desconhecido João postou algo que considera engraçado e marcou você na foto junto com mais 17 pessoas e dessas 17, 8 são tão estranhas quanto o João e começam a comentar coisas insanas!
SOLICITAÇÃO PENDENTE: João disse que estudou com você em 2007.
FEED DE NOTÍCIAS: João compartilhou, João compartilhou, João compartilhou, João compartilhou, ...


Sem mais exemplos. Provavelmente você reconheceu alguma dessas loucuras do João em um contato seu. São esses Joãos que derrubaram de forma trágica o tão famoso, agradável e viciante orkut. Hoje em dia, só nos resta esperar, que em algum lugar do mundo, um sábio nerd esteja tornando possível o nosso sonho de uma nova casa, longe dos loucos que se acham internautas, que se acham incluídos por estarem na internet, que adicionam 1000 pessoas desconhecidas pra terem uma certa aceitação. Precisamos fugir dessa babel que está se tornando o facebook antes que amarguemos a queda, assim como foi feito com o orkut. Enquanto isso não acontece, só me resta dizer:


VOLTA PRO ORKUT JOÃO! LÁ QUE É SEU LUGAR! LÁ TÁ RUIM MAS PELO MENOS É MELHOR QUE AZEITONA PRETA!