sábado, 17 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE IV - As viagens

De volta com mais uma das incontáveis características do fim do ano, hoje resolvi falar sobre as viagens. Isso mesmo. Viagens que fazem a diferença até para quem não vai para lugar nenhum, mas logo veremos porquê. Uma coisa de cada vez.


Pretendo começar esse texto falando sobre a melhor parte da viagem: O prazer que traz descanso!
Pode até ser que em uma de nossas viagens, ou em todas elas, viajemos para lugares que de pacato e tranquilo não tenham nada, mas e daí? O prazer em frequentar um shopping recheado de gente animada e bonita, de ir a um show em que você não vai encontrar ninguém conhecido, de passar a tarde torrando no sol na beira da praia ou escorregando e se machucando em uma cachoeira já dão um alívio tão grande como se fossem 7 noites bem dormidas seguidas!
É bem provável que Sigmund Freud explique isso, mas eu não sei e não faço a mínima questão de procurar saber, só sei que é uma delícia viajar nas férias, mesmo que os dias sejam 3 vezes mais intensos que os dias comuns de trabalho.


As fotos de viagem são as mais legais. Ficamos ansiosos por tirá-las. Não sei como era na época em que a geração antes da minha comandava as viagens, mas nas viagens atuais, vemos pessoas tirando 4, 5, 10 vezes a mesma foto até que ela fique perfeita. Nunca fica. Mas a intenção, o esforço e a desistência fazem parecer que as pessoas estão lindas e mega saradas nelas.
Em nossas fotos de viagem sempre aparecem pessoas desconhecidas e que provavelmente só teremos contato por msn ou facebook, porque se ousarmos encontrá-los nas férias seguintes, certamente a sensação de novidade não será a mesma. É decepção! Bom mesmo é só guardá-los nas fotinhas das viagens mais legais de nossas vidas (Se não vamos para lugares repetidos, sempre são as melhores da vida).


Por fim, como prometido, gostaria de falar sobre a interferência da "não viagem" em nossas vidas.
Quem já se encontrou desanimado em casa por estar vendo suas férias passarem na frente de seus olhos sem fazer nada de diferente que dê um sorrisinho. É fato. É muito ruim ficar durante um mês (galera da escola chega a ser até mais tempo) dentro de casa. Não tem nada que você queira fazer. Tudo que você tinha vontade de fazer já dá pra fazer em 3 dias dentro de casa. Na verdade as vontades eram fruto do nosso desejo intenso de sair da rotina, de quebrar toda aquela carga de responsabilidades ao nosso redor durante todo o ano.
Mas uma coisa não podemos negar, não viajar também tem lá suas vantagens. Você da janela da sua casa coisas que não viu durante o ano todo. Sai de casa e consegue conversar por meia hora com um vizinho que cresceu com você sem ter que interromper a conversar por conta de um compromisso, se vai dirigir até o centro da cidade, certamente vai encontrar lugar pra estacionar, e algumas outras coisas. Tudo é questão de ponto de vista.


 Finalizando, boa viagem pra quem for, aproveite porque 2012 tá logo ali e neste ano, assim como todos os outros de nossas vidas, estaremos esperando "mais do que nunca" que as férias cheguem e sejam pelo menos melhores que azeitona preta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário