quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

As atuais febres da internet


É inacreditável amigos! O povo tá carente de assunto e coisa pra fazer mesmo. Qualquer coisa jogada na internet hoje em dia tem o poder de destruir, construir, formar opiniões, causar revoltas, promover a herói ou rebaixar a vilão, enfim, a nossa cabeça é uma terra muito fértil. As redes sociais de rápida atualização, como facebook e twitter, ganharam o poder "divino" de ditar modas entre as pessoas, sejam elas jovens ou não, famosas ou não, ricas, pobres, tanto faz, desde que tenham um acesso, por mais lento que seja, à internet. Só neste ano de 2012, que tem somente 19 dias, já pudemos presenciar várias modinhas ditadas por estas redes sociais, que têm até interferido na própria televisão, que há anos, é quem determina o comportamento da maior parte da população. Vou citar algumas que ainda podem ser acompanhadas neste momento se você estiver online em um dos microblogs.

- CURTI: A opção "curtir" do facebook, que acabou obrigando o falecido orkut a utilizar também com o nome de gostei, invadiu as reações das pessoas rua afora. Um gesto que já teve vários nomes, como beleza, jóia, sim, positivo, agora é chamado de curti. Comerciais de TV, conversas, textos, sites, em todo lugar agora você tem a opção de curtir. Vejam só, até o M.Q.A. ficou paralisado por dias até que conseguíssemos colocar em todos os textos e no próprio blog a opção curtir (Aproveite que você tá lendo aqui, vai ali no topo do texto e clique em curtir. Não dói.). Esta palavra tomou conta do vocabulário nacional. Se ela fosse uma pessoa já estaria rica do dia pra noite.


- MEMES: Sabem todas aquelas piadas que você já ouviu quando era mais novo, que ficaram desgastadas e sem graça de tanto que foram contadas? Então, elas estão de volta, sem roupagem nova nenhuma, mas auxiliadas pela graça de desenhos totalmente mal feitos que têm as expressões de quem faz parte da história. Hoje em dia qualquer leigo consegue fazer uma montagem no computador, então as piadas com os Memes pipocam na net aos montes. Umas muito engraçadas, outras nenhum pouco, mas o que importa é contar a piada através destes carinhas, que provavelmente um dia serão esquecidos e substituídos por outra opção que faça valer a pena a graça de uma piada que seja mais velha que andar pra frente.


- POLÊMICAS NO BBB: É bem provável que este item e o próximo sejam os que soem de maneira mais estranha quando forem lidos fora de época, mas é super válido citá-los e explicarei o motivo no momento certo. Este aqui por exemplo, serve para mostrar o tamanho da força que as redes sociais ganharam. A poderosa rede globo, se viu perdida (mas ganhou muito com isso) com a reação do público ao suposto estupro praticado pelo participante Daniel. Além de muitas piadas e divulgações feitas na internet, o twitter bombou com declarações de famosos e anônimos querendo dar o seu pitaco sobre o assunto. O participante foi expulso da casa do "reality" show global e cada pessoa que rettwitou e que compartilhou algo está se sentindo orgulhoso, forte, poderoso, por ter interferido em um programa da rede globo.


- LUÍZA ESTÁ NO CANADÁ: Segundo algumas fontes, após a gravação de um comercial para uma TV nordestina, uma tentativa de protesto foi posta em ação na web. O distinto senhor que "estrelava" o comercial, uma pequena celebridade local, pareceu, aos olhos da plebe, arrogante, ao citar sua filha Luíza, que está no Canadá. O tiro do protesto saiu pela culatra. Em menos de uma semana, os risonhos expectadores do monitor de um pc, divulgaram o comercial como uma espécie de piada. Pode ser que ninguém tenha percebido o nome e a localização do prédio ao qual ele se referia (Eu não sei e pra ser fiel a vocês, não vou procurar saber), mas todo mundo sabe que a filha dele está no Canadá. TODO tipo de piada, rejeição, filosofias (Ô gente chata) surgiram em um espaço de tempo curtíssimo! O que inicialmente foi feito para ridicularizar um homem, tornou ele e sua família, inclusive Luíza, que está no Canadá, celebridades  instantâneas. Impensável uma situação dessa! 


Às vezes eu me pergunto: Será que um dia eu vou dar a sorte de virar um hit bem sucedido da internet?Talvez heim, mas nem posso me preocupar ou esperar algo do tipo. Tenho é que aproveitar agora que sou feliz assim. A vida como mero espectador do ciclo efêmero da net é melhor que azeitona preta.

2 comentários: