sábado, 24 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE V - O Natal

EU NÃO CONCORDO EM DESEJAR FELIZ NATAL. Existem outros 364 dias, ou ainda 365, mas as pessoas resolvem desejar um dia feliz em um dia só, que por sua fonte mais famosa já deveria ser feliz. Se alguém acredita em Cristo, comemora o natal por ele, então isso quer dizer que está feliz, você não precisa desejar que o natal seja feliz; se alguém não gosta do natal, não é um abraço e um desejo de palavras jogadas ao vento que vão fazer com que esse natal se torne feliz. E esse raciocínio eu carrego também para o dia do nosso aniversário. Parabéns sim, feliz aniversário não!


PRESENTES E COMPRAS são as atuais marcas do natal. Só em igrejas e em seus frequentadores se ouve falar em nascimento de Cristo, o que eu fiquei até meio estremecido ao escrever, quando fui pesquisar para este texto. Vi que a festa do solstício de inverno (25 de dezembro) já existia antes, então é bem provável que no mundo antigo as pessoas comemorem esta data por outros motivos. Não estou dizendo para esquecerem tudo que já foi dito a respeito do natal e suas tradições, mas podem ser que elas venham de outra parte do mundo com motivos totalmente diferentes dos que te ensinaram.


PAPAI NOEL para toda criança é um velho de barba grande e roupa vermelha, mas eu já ouvi dizer que até o bom velhinho foi capitalizado, pois antigamente a roupa dele era azul, e passou a ser vermelha por causa da Coca-Cola (será que vou receber por merchandising?). Não sei se isso é verdade e nem vou procurar, mas seria interessante ver o bom velhinho de azul de novo. Eu acho que ia gostar mais e talvez eu até tivesse acreditado nele quando pequeno. Sei lá. Dizem também que ele é baseado num camarada alemão que dava presente pra galera nessa época de natal, mas eu não tenho bases pra confirmar isto e este não é um blog investigativo então paro por aqui.
AMIGO OCULTO, cada vez mais extinto, é a diversão do natal na minha opinião. Mas nem gosto de participar não. Nunca sei dar as dicas para que adivinhem meu amigo, e poucas vezes tirei alguém que eu realmente quisesse. Na verdade, gosto de ver no amigo oculto, que normalmente quem mais agita acaba tirando quem não queria. Gosto de tentar reparar na cara da galera se estão mesmo satisfeitas em terem tirado ou não aquele camarada pra dar o presente, e a melhor parte, a abertura do presente. É dificílimo agradar, e mais difícil ainda disfarçar que não gostou. Eu me divirto com essas pegadinhas que o amigo oculto prega.


Se eu me alongar mais, ninguém vai ler o texto, então to parando por aqui. Um bom dia 25 de dezembro a todos, bom dia 26, 27, 28, ...
Independente dos motivos pelo qual você está se empanturrando neste natal, espero que você os faça valer a pena em todos os outros 364(5) dias do ano que obviamente, se você seguir meu conselho, serão melhores que azeitona preta. Um abração!

Um comentário: