quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O bullying é o bullying!



De uns tempos pra cá, passamos a ouvir com certa frequência e excessiva repetição nas rodas de conversa a palavra bullying. Mesmo sem saber escrever direito, grande parte das pessoas, de repente acordou de um sonho e começou a se declarar sofredora de bullying. Mas o que será que é o bullying afinal? Primeiro uma definição literal prontamente caçada no google:


"Bullying:: é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou grupo de indivíduos, causando dor e angústia, dentro de uma relação desigual de poder."


Agora vamos aos fatos: O que caracteriza violência psicológica já que a física é tão fácil de se identificar?
Será que colocar um apelido de feijão em um garoto por causa da cor da sua pele seria? Ou seria chamar um garoto de bolinha por ele ser gordo?
Sei lá heim...será que esse garoto gordo não sabe que é gordo? Será que as pessoas que o chamam de gordo são todas perfeitas? Existe alguém perfeito? Eu me acho perfeito, mas tem mais alguém aí que me acha perfeito além de mim? Acredito que não.

Das duas uma: Ou o bullying realmente é existente e todas as pessoas sofrem bullying e o mundo é todo mal, todas as pessoas são complexadas e por isso não vivem bem ou então já existe um exagero escancarado relativo a este novo conceito de ver as coisas.

Só pra exemplificar, na minha oitava série eu tive um professor chamado José Mauro. O querido e saudoso Zezão. Ele zuava todo mundo, chamava de mancebo, zuava o nome da galera, fazia piada com a galera, e naquela série, eu aprendi matemática como em nenhuma outra em nenhuma série. É óbvio que naquela época eu não fazia ideia de que seria professor de matemática, mas assim que descobri que seria, decidi que seria um professor tão bom quanto ele. Hoje eu imagino o já aposentado Zezão dando aula, sendo acusado de praticar o tão temido e traumatizante bullying. Seria no mínimo constrangedor, pra um senhor com toda aquela sabedoria, simpatia e educação, ser acusado de algo que para a sociedade atual parece ser tão cruel.

Eu acredito que a conceituação errada do bullying vem muito da fuga da responsabilidade e da consciência de que, enquanto pessoas, todos temos defeitos. A moça que trabalha na padaria é vesga, o vizinho é gordinho, a prima é magrela, o cunhado é pretão, e por aí vai...Se olhe no espelho, admita: Eu tenho defeitos e não foi nenhum "valentão" que me colocou. São meus. E eles também tem. Sua vida em sociedade vai depender disso!

É no mínimo leviano você acusar alguém por um trauma que se tenha por não aceitar a si próprio. Diferente de todas as minhas outras postagens, cheguei à terrível conclusão de quem nem tudo é melhor que azeitona preta. Bullying não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário