quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Orkutização do facebook

Olá viciados e viciadas em internet. Esse papo de hoje é diretamente com vcs. Como vcs já perceberam, o facebook cresceu de forma espantosa, enterrando de vez o orkut, que já definhava na mais profunda falta de criatividade.


Antes de tocar no assunto que eu quero, vamos lembrar de alguns momentos que a nossa gloriosa internet nos proporcionou:


MIRC (In memorian): Diziam os internautas da época que era bom. Eu não sei. Nessa época eu ainda não era do mundo digital. Conheço muitas pessoas que são amigas até hoje graças a essa ferramenta de relacionamento. Algo de proveitoso tinha então né?


BATE PAPO DA UOL: Lembro ainda da época do SENAI, quando a gente fazia questão de a qualquer momento invadir a sala dos computadores pra ficar no bate papo da uol. As meninas ficavam on pra se fazerem de difíceis e os garotos, ou entravam com um nome do tipo Saradão_87 ou Negão_1234. Isso quando não entravam com nome de mulher pra rir da cara dos "sedutores" que vinham conversar. (Só assim pra uma mulher conversar com um homem nesse bate papo). Não extinto, mas esquecido ou mal usado, o bate papo da uol segue nesse rítmo de pessoas totalmente estranhas o utilizando das formas mais esquisitas possíveis;


MSN: Espetacular ferramenta de bate-papo online, o messenger ainda é muito usado até hoje para fazer amizades, dar coragem praqueles que não conseguem falar nada pessoalmente, passar o tempo, etc...


ORKUT: Sensação em ANOS! Tomou conta de tudo. Abriu espaço para um novo tipo de ferramenta: Rede social. É claro que já existiam outras antes do orkut, mas este site se destacou, com sua praticidade ao mandar recados, visualizar fotos, as comunidades que serviam tanto pro bem quanto pro mau. Muito riso, muito debate, alta popularidade do orkut.
Velhos amigos sendo encontrados, namoros começando, acabando, enfim, o orkut foi um grande divisor de águas no uso da iternet.


TWITTER: 140 caractéres. Esse é o espaço determinado que vc tem para postar o que está pensando. Famosíssimo também, hj, na minha opinião, sua principal função é aproximar o povão dos artistas. Junto com essa função, também considero que sua boa função é a interatividade dos programas de TV que utilizam-se do Twitter pra ouvir a opinião do telespectador, às vezes ao vivo;


FACEBOOK: Por fim, chego na mania do momento. Em crescimento descontrolado, o facebook conseguiu reunir todos os viciados em redes sociais, roubou gente do orkut, do twitter, até do msn...Aplicativos, interação em tempo real, notificações, tudo bem azeitadinho...O facebook é uma mistura de orkut com twitter, e dessa mistura, algo ruim tinha que acontecer né.


Por fim, o assunto: Como a introdução falando das redes foi bem grande, não vou forçar vc que só está lendo aqui por não ter mais nada pra fazer a ler mais um pedação de história sem sentido, vamos direto ao ponto: A ORKUTIZAÇÃO DO FACEBOOK!


Dia 1º de agosto eu postei isto como nota no facebook:

"Vi uma reportagem que 70% dos usuários do orkut já estão no facebook. Daqui a pouco umas 20 pessoas que vc nunca viu vão começar a te add. Por engano, vc vai acabar aceitando uns 4 ou 5. Desses 4 ou 5, 2 pelo menos vão mandar recados pra todos os seus 437 amigos de feliz dia do amigo, feliz dia da árvore, feliz dia do bombeiro, do professor, do dentista, feliz dia de santo Antônio e por aí vai.
É bom começarem a pensar no substituto do facebook de uma vez."
                                           
Infelizmente, existem pessoas que não tem preparo mental pra utilizar qualquer tipo de tecnologia, e elas foram as responsáveis pela queda do orkut. Tudo que é popular corre o risco de um dia acabar por culpa da sua popularidade. O orkut não foi diferente. Quis agradar a todos, facilitar as coisas demais, inventar outras, acabou se perdendo por tentar se vender barato. A maldita inclusão digital fez com que todos fossem obrigados a arcar com a inconsequência e imaturidade de uns alienados. Quando os internautas normais se deram conta desse fato, começaram uma ávida fuga, mas pra onde ir? Twitter? Form spring me? Sim, o FACEBOOK! Os órfãos de orkut se encontraram no facebook. Seria uma terra nova? Um lugar sem a revoltante participação dos loucos sem noção do orkut. E um fala pro outro, que fala pro outro, que fala pro outro até que se torna algo popular. Aí vem a ascensão, a glória, e neste instante caros amigos, acredito que estamos presenciando uma queda em tempo recorde!


Facebook se popularizou demais! Vejam se não são sintomas de orkutização:


Você entra no seu facebook, vai olhar os pedidos de amizade, de 5 pessoas, você não reconhece 3, visita os perfis, tenta olhar a foto e se lembrar da pessoa mas não consegue! Tenta olhar o álbum e...CADEADO! Simplesmente o álbum só pode ser visto por amigos! Daí você tem duas opções: Ou aceita e tenta ver os álbuns ou recusa a solicitação. Pro seu azar, dos 3 que vc não reconheceu, vc resolve ver a foto de dois. Adiciona, vai olhar o álbum e lá só tem uma foto de cachorro e uma do escudo do time! Você se revolta, sai do álbum e por descuido esquece de excluir um dos dois que vc adicionou por engano. Vamos chamar essa pessoa de João para ilustrar o dia seguinte ao ter adicionado esta pessoa por mera curiosidade.
No dia seguinte ao ter adicionado o João, vc entra no facebook, sem a menor lembrança de ter feito isto, olha as notificações e:
JOÃO PUBLICOU NO SEU MURAL: Você olha e é um aplicativo fechado que pede que vc responda 10 perguntas pra ver o que o João publicou (E esse aplicativo vai te mandar emails!)
JOÃO PUBLICOU NO SEU MURAL: O desconhecido João postou algo que considera engraçado e marcou você na foto junto com mais 17 pessoas e dessas 17, 8 são tão estranhas quanto o João e começam a comentar coisas insanas!
SOLICITAÇÃO PENDENTE: João disse que estudou com você em 2007.
FEED DE NOTÍCIAS: João compartilhou, João compartilhou, João compartilhou, João compartilhou, ...


Sem mais exemplos. Provavelmente você reconheceu alguma dessas loucuras do João em um contato seu. São esses Joãos que derrubaram de forma trágica o tão famoso, agradável e viciante orkut. Hoje em dia, só nos resta esperar, que em algum lugar do mundo, um sábio nerd esteja tornando possível o nosso sonho de uma nova casa, longe dos loucos que se acham internautas, que se acham incluídos por estarem na internet, que adicionam 1000 pessoas desconhecidas pra terem uma certa aceitação. Precisamos fugir dessa babel que está se tornando o facebook antes que amarguemos a queda, assim como foi feito com o orkut. Enquanto isso não acontece, só me resta dizer:


VOLTA PRO ORKUT JOÃO! LÁ QUE É SEU LUGAR! LÁ TÁ RUIM MAS PELO MENOS É MELHOR QUE AZEITONA PRETA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário