quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fim do ano - PARTE VI - Promessas para o ano novo

Pensando aqui, todo fim de ano a galera para pra refletir no que fez de bom e no que fez de ruim, acaba prestando mais atenção no que fez de ruim e se prepara pra mudar. Os 365 dias que virão serão certamente melhores que os que passaram, só são necessárias algumas medidas, e pra garantir que estas serão tomadas, a decisão é torná-las promessas.
Confira o ranking completo de promessas de ano novo e saiba se o seu objetivo também está motivando mais pessoas:



  1. Perder peso
  2. Ser mais feliz
  3. Economizar dinheiro
  4. Apaixonar-se
  5. Conseguir um emprego
  6. Ler mais
  7. Experimentar algo novo todos os dias
  8. Parar de fumar
  9. Tirar uma foto para cada dia do próximo ano
  10. Correr uma maratona
Fonte

E já que estou falando de promessas, vou citar 3 só pra ilustrar e você pode por a mão na consciência e dizer se as que você faz, mesmo que não seja em tom de promessa, são mesmo levadas à sério até o fim do ano.


PROMESSA #1 - APAIXONAR-SE:
Dá pra prometer uma coisa dessa? Quem pode garantir que vai conseguir se apaixonar? Se nem evitar se apaixonar é possível, como poderia ser possível se proporcionar esse direito? Tem gente que até acha que se apaixonou, mas acaba confundindo tesão, desejo, admiração, atração e até amizade só pra tentar cumprir uma promessa que não cabe a elas tornar realidade ou não. Normalmente, quem não se prepara pra se apaixonar, que se apaixona loucamente e dá tudo certo. Quem quer muito se apaixonar acaba se frustrando. É ou não é verdade?


PROMESSA #2 - VOU EMAGRECER:
Quantas pessoas vocês conhecem que realmente emagreceram depois de jurarem de pés juntos que iriam emagrecere após toda comelância do natal? Pra não ser mentiroso, vou dizer que conheço uma, mas o resultado não foi nada bom. Ela entrou numa neura de emagrecer, ficou horrível! Todas as outras pessoas que eu conheço, adiaram suas decisões de emagrecer, seja malhando, deixando de comer ou tomando remédio, por causa das outras datas festivas que se seguem: Férias, carnaval, páscoa, dia das mães, dia dos namorados, festa junina (e até aí já tem até mais peso que antes da virada do ano), férias, feriadões de setembro e novembro, NATAL! Nesse percurso aí, provavelmente só se perde peso mesmo no início do calor da primavera pra poder se aproveitar uma piscina, uma prainha, sem maiores pesos na consciência.


PROMESSA #3 - GASTAREI MENOS DO QUE TENHO:
Dificilmente isso acontece, ainda mais com o começo do ano! Quem mantém a casa sabe como é (eu ainda não sei mais imagino). Tem material escolar, IPTU, IPVA, seguro do carro, plano de saúde, cartão de crédito estourando por causa do natal descontrolado, aí as mesmas datas festivas que engordam são as que trazem mais dívidas (repararam que as datas que pedem presente são quase que separadas pro um mesmo período de tempo?) e quando alguém, por ventura, acaba conseguindo realmente não gastar mais do que deveria, deixando até uma gordurinha pra queimar no mês seguinte, aí é que queima mesmo. Vai embora dinheiro, vai embora crédito, vai embora tudo, uma gastação eufórica pra comemorar o fato de não ter gasto nada no mês anterior.

Prometer no fim do ano é reconfortante. Por algum motivo parece apagar e nos consolar dos fracassos do ano que tá acabando, mas geralmente não resolve nada. O ideal é curtir o que você conquistou, ser feliz com o que você tem, como você é, sem se torturar pra conseguir novas coisas, porque estas virão. E se nada de novo vier, as que você já conquistou certamente farão seu próximo ano, assim como o ano que tá acabando, pelo menos melhor que azeitona preta.

Um comentário: