segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prós e contras do seu estado civil

Não é que eu não queira me alongar na introdução ou poupar tempo, mas é que o título já é bem explicativo. Falarei sobre os dilemas vividos por TODOS quando o assunto é estado civil. Mais ou menos uma tentativa de mostrar pra quem reclama demais que o gramado do vizinho pode não ser tão mais verde assim.
Vale muito a pena lembrar que eu só tenho experiência de vida em um estado civil até hoje: Solteiro. Mas de passar por fofocas e conversas entre amigos acho que consigo falar algo que seja melhor que azeitona preta pra vocês.


Solteiro: É mais do que óbvio comentar a partir deste estado "de calamidade" civil. Estar solteiro, quando se trata de opção, pode estar escondendo na verdade o desejo de não estar ou a frustração de já ter passado por um outro momento e se dado mal.
Como o assunto é estado civil, e não "status de relacionamento", vou ter que dividir este aqui em duas partes:
Solteiro "Forever Alone": Este é aquele que tá sozinho, sem namorada(o), sem um afair, sem ninguém, mas que faz questão de tentar aproveitar sua solteirice da melhor forma, seja se dedicando às coisas mais excêntricas ou em baladas e festas pegando e sendo pego por geral;
Solteiro Comprometido: Aqui temos o que aos olhos da lei são sim solteiros, mas que tem o coração preso por uma outra pessoa. Tentando filtrar aqui para não usar nada pessoal nesta parte do texto, que até onde eu cheguei até hoje, eu vejo o solteiro compromissado como um malabarista que se equilibra na corda bamba o tempo todo, ou ainda aquele artista que faz uma torre de taças e anda pra todos os lados afim de que suas taças não caim no chão e se quebrem. É DIFÍCIL PRA CARAMBA namorar! Do começo à mudança de status, ser este solteiro compromissado vai de conquistar a pessoa companheira, moldando o relacionamento de maneira que seja agradável aos dois a conseguir convencer todas as outras pessoas que você só precisa de uma mesmo que com um telefonema você possa se desprender.


Casado: Aqui chegamos ao nível desejado e cada vez menos atingido por aqueles que um dia encontram alguém com quem dividir um sorvete na praça numa tarde de domingo.
Casar-se tornou-se uma dádiva, mesmo tendo perdido quase todos os seus tradicionalismos e propósitos impostos pelos antigos. Constituir uma família, em muitos segmentos culturais deixou de ser o ponto central da motivação ao casamento. Muito se ver por aí vontade de casar pra sair de casa, pra transar livremente, pra ter dinheiro, entre outras coisas pífias.
O sujeito que é casado, por ter passado por toda a experiência quando namorado/noivo, parece demonstrar maior clareza de pensamento no que diz respeito aos desejos inerentes ao ser humano. Aquele sujeito, e me refiro à mulheres também, que encontrou o motivo certo para se casar, é à prova de testes, à prova de desafios e barreiras, sabe se manter digno da pessoa que está com ele de maneira mais tranquila e pacífica do que o solteiro comprometido.


Viúvo: Conheço poucas pessoas viúvas em idade para explorar seu estado civil de maneira irresponsável e incompatível com uma pessoa amadurecida, então a respeito destas pessoas, eu sei dizer que a experiência de vida que transpassou o período de namoro, noivado e casamento, até a perda do cônjuge, fazem com que esta pessoa tenha os pés no lugar certo, cuidados e carinho.


Divorciado: Eu lamento muito pelas pessoas que escolhem entrar para este grupo, mas cada um com seus direitos concedidos pela lei né. Independente do fim do casamento, acredito que a pessoa que se divorcia, sempre sai do relacionamento com a certeza que está certa, mas na verdade, quando um casal admite não ter mais forças pra continuar juntos após terem assumido o compromisso diante da sociedade de constituir uma família, os dois estão errados. Sua vida pós casamento além de transbordar em traumas e experiências que um solteiro comum não gostaria de ter, toda a adaptação à carreira solo é muito mais difícil. Vou aproveitar este tópico aqui pra dizer pra todos que um dia pensam em se casar: TENHAM RESPONSABILIDADE! unir-se com outra pessoa é misturar duas histórias de vida diferentes, criações diferentes, qualidades e defeitos distintos, que podem entrar em conflito, então, sejam maduros o suficiente pra saber que o amor que te leva a se casar é maior do que toda a "tragédia" que possa aparecer dentro de um relacionamento.


Agradeço a vocês todos que leram este texto e refletiram e que refletirão a respeito do que foi dito aqui nestas breves palavras. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. E a você, caro leitor assíduo, agradeço a paciência por esperar que o blog voltasse às suas atividades. Este texto estava programado para dias atrás, mas como já explicamos a todos os motivos no texto período de reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário