domingo, 3 de abril de 2011

O primeiro dia da semana

E é chegado o primeiro dia da semana, isso deveria ser animador né, afinal, os próximos seis serão de muito trabalho e cansaço. Olhem pela janela num dia de domingo e vejam como todos estão animados...é de dar inveja. ¬¬

Será que as coisas do domingo são feitas assim de propósito?
Acho que o mundo capitalista que armou isso tudo pra garantir funcionários concentrados na segunda, com o foco só no trabalho, sem as lembranças de como foi bom o dia anterior.

Vamos analisar este precioso dia parte-a-parte.

I - MANHÃ
Nesse período vc tem duas opções: Ou vc tá dormindo e recuperando tudo que perdeu no sábado (a vergonha, o bem-estar estomacal, a energia, a consciência, ...), ou vc tá acordado tentando assistir campeonato de bicecross no esporte espetacular (Com variações para atrações imperdíveis como meia maratona de Santo Antônio de Pádua, as feras do automobilismo brasileiro da Stock Car, entre outros que JAMAIS teriam o resultado manipulado pela globo).

* No caso de ter dormido no sábado esperando ver alguma coisa no esporte espetacular, pode ter certeza de que vc não vai ver! Ou vc acorda cedo e assiste aos campeonatos divididos em 8 partes dentro do programa até vc trocar de canal e perder o que tava esperando, ou acaba acordando mais tarde e quando ligar a tv já se deparar com a Regina Casé ou ainda pior: O DIDI!

II - TARDE
Televisão nem pensar né? Até sportv força a barra passando jogos entre o 13º e 17º colocados do campeonato português, ou o 7º e o 12º do campeonato francês, sempre com jogadores que jamais serão conhecidos por serem grandes artistas da bola.

Outros canais mais populares, temos o já esperado né: Programas de auditório. Alguém ainda se surpreende com esses programas? Com as grandes atrações que lançam seus sucessos únicos e tentam forçar a barra com uma nova música que não faz o menor sentido (Se não entendeu espere o *).
Lembrando que o almoço de domingo é bem no meio desse período do dia, então a probabilidade de se dormir enquanto estão acontecendo essas grandes atrações é bem grande. Sorte de quem consegue!

Nem namorar é tão bom no domingo quanto nos outros dias, tá cheio de família, a vó quer contar histórias de quando vc tinha 6 anos, sem dente e de joelho russo, as tias e primas ficam te olhando da cabeça aos pés esperando o casal virar as costas pra comentarem sobre, seu calçado, sua roupa, seu jeito de falar, sentar, andar e comer, sua gordura (ou falta dela), enfim... É mais um momento tenso.

Talvez o único momento família da tarde de domingo seja assistir ao futebol com o sogrão na sala, isto é, se ele for do mesmo time que vc, e também se vc e ele gostarem de assistir jogos acompanhados, se bem que, se é um momento família, cadê as donzelas? Até hj, depois de 23 anos de vida, eu não sei o que fazem as mulheres nas duas horas de transmissão de jogo de futebol. Esse é um dos mistérios da vida.

* Essa parte foi patrocinada pelo grande sucesso que foi a música eu sei, da banda Papas da Língua (que eu fui consultar o nome no site de letras que já tinha esquecido) que assim que conseguiu ir no Faustão, tentou a todo custo emplacar a música 'de blusinha branca'. O que esses caras tinham na cabeça?

III - NOITE
Agora as opções são tão diversificadas como na manhã e a tarde. Se de manhã vc tinha esporte espetacular ou cama e a tarde vc tinha programas na televisão ou cama, a noite vc tem igreja ou televisão.

Lógico que não vou usar minha ironia pra falar sobre quem vai à igreja, até pq eu vou, e me sinto bem indo. Fato é que as opções são escassas.
 A noite não acaba quando acaba o culto/missa. Depois da igreja não há o que se possa fazer, a não ser ir comer alguma coisa insalubre antes de ir pra casa às 22:30 pegar o finalzinho de fantástico e dormir assistindo a um filme de 11 anos atrás no domingo maior (graças a Deus acabou BBB).

Passei direto pra parte da igreja né, faltou falar sobre a opção de ficar em casa, assistindo TV. No caso assistir TV não precisa ser necessariamente em casa, pq pode estar passando um clássico do futebol carioca que é jogado pras 18:30 justamente pra forçar as pessoas a irem a um bar pra assistir, (ou a ter ____ net, aí já é em casa.), mas isso é particular dos homens e nesse caso não sei mesmo o que seria feito das mulheres se não fosse a opção mais comum: Assistir ao segundo tempo do Faustão, onde o cantor que vai pra cantar não canta, o ator que vai pra ser entrevistado participa do arquivo confidencial, video cassetadas e animais esquisitos e depois assistir fantástico do início ao fim: Zeca Camargo, Patrícia Poeta e Tadeu Smith, reportagens sobre tubarão, chineses, tribos indígenas, furacão, terremoto, guerra no oriente médio, isso tudo em 2 horas, meia hora de uma só reportagem sobre corrupção, com câmera escondida, e 2 minutos de reportagens que realmente interessam ao povo brasileiro.

* Madrugada de domingo pra segunda, todo mundo dormindo é claro, até quem não faz nada na segunda. É a hora da melancolia, acabou a folga, quem trabalha sabe o que eu to falando, quem não, imagina, afinal, todo mundo que consegue ler isso aqui é pq estudou um dia.


Domingo é um dia tão desanimante, mas tão desanimante, que se vc conseguiu ler esse post até o fim, realmente meu amigo, o dia não tá nada bom.

A única coisa que me consola é que o dia de domingo pelo menos é melhor que azeitona preta.

Um comentário: