segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Os carnavais mais populares do Brasil

Bem, as festas em nosso país, seja lá qual for a época do ano, sempre são de grande apelo e de tamanha fama internacional que acabam nos rotulando para todas as pessoas como povo festeiro, que somos vai. Não vou reclamar disto.
Em todo ciclo festivo do Brasil, existem festas que se destacam pela grande quantidade de adeptos, e faço uma observação quando digo gesta, afinal, pode ser que em uma dessas minhas reflexões apareça algo que pra você não seja festa mas isso será devidamente explicado.
Resolvi separar os momentos carnavalescos que mais marcam, na minha opinião:


FESTAS POPULARES DO ALTO DO PAÍS: Eu não sei se teria coragem de gastar uma grana alta pra ir pro nordeste ou pro norte do Brasil, mas sei de uma coisa, é bem provável que quem tem essa coragem ano a pós ano não se arrependa. A cada imagem que eu vejo desses lugares, o que eu enxergo é dança, dança, dança. O ritmo não importa, o local não importa, sempre se vê muita gente dançando, pulando, exibindo toda a habilidade e ousadia que Deus lhes deu e que durante todo o ano esteve presa por falta de oportunidade.


DESFILE DAS ESCOLAS DE SAMBA: Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, o desfile das escolas de samba é algo que chama atenção pela grandiosidade,  pela riqueza de detalhes e pela inspiração dos talentosos artistas que trabalham nesta que é considerada a maior festa cultural do mundo. Considero que o desfile de São Paulo é como se fosse o desfile do Rio 5 anos antes, mas ainda assim acho que é válido que os paulistas tenham o prazer de se dizerem autores de algo grandioso também.
Fica a minha nota de desagrado pra esta festa pelo fato histórico de saber que uma festa que um dia nasceu dentro de comunidades e que ainda carregam os nomes das mesmas, tenha se tornado tão mega comercial. Às vezes é até meio complicado enxergar no meio daquele povo todo que desembolsa um bom dinheiro pra participar, quem é e quem não é mesmo da comunidade. Até os intérpretes, ou puxadores, que como vozes, deveriam ser o sinônimo da escola, mudam de escola como o Túlio muda de time. Eu acho isso muito complicado.


RETIRO DE CARNAVAL: Prática comuns à igrejas, o retiro de carnaval é como se fosse uma festa particular regada à sua maneira de viver. Com o convívio que tive com a igreja, sei bem como funciona e pode sim ser tão divertido quanto o carnaval nas ruas. A companhia dos amigos, a presença de gente que compartilha dos mesmos interesses que você, uma eventual oportunidade de dar uma bela paquerada, mas ali já com propósito mais sério e o objetivo final, unir a galera jovem pra se espiritualizar um pouco mais, entrar em contato com Deus através de diversas atividades, é um bom programa de carnaval. Muito válido mesmo.


CARNAVAL DE SALVADOR: Muito famoso e imitado em todo país por seus trios elétricos, grande atração de seus artistas são as músicas coreografadas que atraem artistas de todos os gêneros e idades e ainda percorrem escolas, bailes e campos de futebol. A pegação nas festas de carnaval na Bahia também são bem conhecidas pelo nosso território. Terra onde ninguém é de ninguém durante quatro dias. Eu acho perda de tempo, arriscar tudo por causa de uma curtição de menos de uma semana, mas tem gente que prefere mil vezes essa situação de pegador profissional do que simplesmente curtir a festa né...Não há muito o que falar a respeito então. Fica o conselho pros beijoqueiros e outras coisas mais de plantão: Nem sempre vale a pena!


BLOCO DOS EM CASA DORMINDO: Esse último, refiro-me àqueles que aproveitam e bem a grande oportunidade de ficar em casa se livrando de um cansaço que talvez nem tenha adquirido.
Como nosso país é o país dos feriados, uma semana como essa é um belo prato pra quem gosta de simplesmente não ter que vestir o uniforme de trabalho e partir pro batente. Pode parecer desânimo, pode parecer preguiça, pode parecer vagabundagem e pode até ser tudo isso junto, mas eu considero que a galera que prefere este bloco final certamente deve estar pensando no que será do resto do ano, que é quando as atividades brasileiras realmente começam.


Já é famoso o ano novo chinês, embora eu não faça ideia do porquê e nem a data, temos o ano novo convencional, que é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, agora eu acho que precisamos começar a propagar o ano novo brasileiro. Quando? Depende. Quando é a quarta-feita de cinzas? Então marca pra segunda depois desse dia aí o começo do ano se você já tiver ouvido da boca de alguém a célebre e melhor que azeitona resposta "Só depois do carnaval."

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prós e contras do seu estado civil

Não é que eu não queira me alongar na introdução ou poupar tempo, mas é que o título já é bem explicativo. Falarei sobre os dilemas vividos por TODOS quando o assunto é estado civil. Mais ou menos uma tentativa de mostrar pra quem reclama demais que o gramado do vizinho pode não ser tão mais verde assim.
Vale muito a pena lembrar que eu só tenho experiência de vida em um estado civil até hoje: Solteiro. Mas de passar por fofocas e conversas entre amigos acho que consigo falar algo que seja melhor que azeitona preta pra vocês.


Solteiro: É mais do que óbvio comentar a partir deste estado "de calamidade" civil. Estar solteiro, quando se trata de opção, pode estar escondendo na verdade o desejo de não estar ou a frustração de já ter passado por um outro momento e se dado mal.
Como o assunto é estado civil, e não "status de relacionamento", vou ter que dividir este aqui em duas partes:
Solteiro "Forever Alone": Este é aquele que tá sozinho, sem namorada(o), sem um afair, sem ninguém, mas que faz questão de tentar aproveitar sua solteirice da melhor forma, seja se dedicando às coisas mais excêntricas ou em baladas e festas pegando e sendo pego por geral;
Solteiro Comprometido: Aqui temos o que aos olhos da lei são sim solteiros, mas que tem o coração preso por uma outra pessoa. Tentando filtrar aqui para não usar nada pessoal nesta parte do texto, que até onde eu cheguei até hoje, eu vejo o solteiro compromissado como um malabarista que se equilibra na corda bamba o tempo todo, ou ainda aquele artista que faz uma torre de taças e anda pra todos os lados afim de que suas taças não caim no chão e se quebrem. É DIFÍCIL PRA CARAMBA namorar! Do começo à mudança de status, ser este solteiro compromissado vai de conquistar a pessoa companheira, moldando o relacionamento de maneira que seja agradável aos dois a conseguir convencer todas as outras pessoas que você só precisa de uma mesmo que com um telefonema você possa se desprender.


Casado: Aqui chegamos ao nível desejado e cada vez menos atingido por aqueles que um dia encontram alguém com quem dividir um sorvete na praça numa tarde de domingo.
Casar-se tornou-se uma dádiva, mesmo tendo perdido quase todos os seus tradicionalismos e propósitos impostos pelos antigos. Constituir uma família, em muitos segmentos culturais deixou de ser o ponto central da motivação ao casamento. Muito se ver por aí vontade de casar pra sair de casa, pra transar livremente, pra ter dinheiro, entre outras coisas pífias.
O sujeito que é casado, por ter passado por toda a experiência quando namorado/noivo, parece demonstrar maior clareza de pensamento no que diz respeito aos desejos inerentes ao ser humano. Aquele sujeito, e me refiro à mulheres também, que encontrou o motivo certo para se casar, é à prova de testes, à prova de desafios e barreiras, sabe se manter digno da pessoa que está com ele de maneira mais tranquila e pacífica do que o solteiro comprometido.


Viúvo: Conheço poucas pessoas viúvas em idade para explorar seu estado civil de maneira irresponsável e incompatível com uma pessoa amadurecida, então a respeito destas pessoas, eu sei dizer que a experiência de vida que transpassou o período de namoro, noivado e casamento, até a perda do cônjuge, fazem com que esta pessoa tenha os pés no lugar certo, cuidados e carinho.


Divorciado: Eu lamento muito pelas pessoas que escolhem entrar para este grupo, mas cada um com seus direitos concedidos pela lei né. Independente do fim do casamento, acredito que a pessoa que se divorcia, sempre sai do relacionamento com a certeza que está certa, mas na verdade, quando um casal admite não ter mais forças pra continuar juntos após terem assumido o compromisso diante da sociedade de constituir uma família, os dois estão errados. Sua vida pós casamento além de transbordar em traumas e experiências que um solteiro comum não gostaria de ter, toda a adaptação à carreira solo é muito mais difícil. Vou aproveitar este tópico aqui pra dizer pra todos que um dia pensam em se casar: TENHAM RESPONSABILIDADE! unir-se com outra pessoa é misturar duas histórias de vida diferentes, criações diferentes, qualidades e defeitos distintos, que podem entrar em conflito, então, sejam maduros o suficiente pra saber que o amor que te leva a se casar é maior do que toda a "tragédia" que possa aparecer dentro de um relacionamento.


Agradeço a vocês todos que leram este texto e refletiram e que refletirão a respeito do que foi dito aqui nestas breves palavras. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência. E a você, caro leitor assíduo, agradeço a paciência por esperar que o blog voltasse às suas atividades. Este texto estava programado para dias atrás, mas como já explicamos a todos os motivos no texto período de reflexão.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Período de reflexão

Bom, como todos os leitores assíduos aqui do M.Q.A. já sabem, toda a diretoria deste blog tem como fonte de renda ser professor e as aulas voltaram nessa semana. A carga de trabalho é a mesma do ano passado, mas o começo é sempre difícil, por isto, durante estes dias não publicamos nada.
Pedimos desculpas ao nosso fiel público e aos eventuais visitantes. Estamos tentando encontrar uma maneira mais confortável para exercermos aquilo que nos dá sustento e aquilo que nos dá prazer.
A intenção era veicular um texto hoje mesmo (08/02/2012), mas como esta circular está sendo editada aqui para dar satisfação a todos, daqui a pouco o texto sai. Não confirmo para amanhã, mas não demoraremos a voltar com nossas atividades normais. Obrigado pela compreensão,
Diretoria M.Q.A.