segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Três coisas que as mulheres nunca entenderão no homem

Na história da humanidade moderna, onde as mulheres têm vez e voz, um paradoxo foi criado de que os homens jamais entenderiam as mulheres, de que as mulheres têm muitas facetas que os homens são incapazes de compreender, e tudo isso é verdade! Porém, esquecem de propagar boca a boca que há o vice-versa nesta situação também. Ora, qual mulher pode dizer com toda certeza que entende os homens, que domina conhecimento pleno sobre seus gostos, manias, modo de vida e tudo mais que é comum entre a macharada?
Nenhuma! Pode até ser que a mulher tenha um jeitinho todo especial para dominar um homem, para enganá-lo, para encerrar uma discussão fazendo com que o homem ceda, mas entender? Ah, jamais chegaremos a tal ponto!
Para exemplificar este tema, separei 3 características exclusivamente masculinas para mostrar aos senhores e senhoras o quanto nós homens também podemos ser complexos.


CARACTERÍSTICA I: A relação homem x esporte:
Antes que algum homem se levante e diga: "Mas eu não gosto de esporte..." já inicio este tópico dizendo que ainda que você não perceba, você tem uma ligação com esporte sim.
Olha eu aqui campeão!!
A relação do homem com atividades esportivas é bem diferente do que vemos pelas mulheres. Ganhar em um esporte, ainda que seja na categoria amador (a minha), faz o homem se sentir um degrau acima, se sentir merecedor, melhor, ouso até dizer mais homem do que os outros. Vencer, seja uma partida de futebol, uma maratona, uma rodada de ping-pong, totó, sinuca, até mesmo uma ultrapassagem na estrada, dá um alívio, libera um hormônio, sei lá, algo que faz com que o ego do homem seja alimentado de uma forma tão diferente das outras sensações do dia a dia que dá vontade de fazer mais e mais, ignorando qualquer tipo de risco à saúde, ignorando o fato de estar perdendo tempo, de estar gastando recursos, é algo que as pessoas do sexo feminino e das que assim se sentem, são incapazes de compreender. Há mulheres que gostam de esporte? Claro! Não é isso que estamos falando. A sensação que o esporte traz ao homem, já citada acima, não é a mesma da mulher, e isso elas jamais compreenderão;


CARACTERÍSTICA II: A relação homem x homem:
Bom, cito aqui neste tópico o que eu sei das relações entre homens: O que diz respeito à amizade, é claro. Qualquer outro tipo de opinião eu não poderia citar por desconhecer.
A amizade entre os homens de início já se inicia bem diferente do que entre as mulheres. Os homens chegam, se enturmam, se um cara simplesmente tá na mesma rodinha de conversa que você, amanhã já é dia pra você, mesmo que de longe, já cumprimentá-lo, se passar perto então, quem sabe num rola até um bate-papo, um remake da conversa anterior, já começando aí a esboçar uma amizade. Um futebolzinho, a torcida por um mesmo time, o lugar onde trabalha, amigos em comum, qualquer coisa é motivo para um homem conhecer um novo amigo. E o mais interessante dessa história, é que mesmo aos montes, as amizades masculinas formam vínculos verdadeiros. Pelo excesso, aos poucos outros acabam se afastando, é normal, é o ciclo da vida. Mas certo é que o homem se relaciona de forma amistosa com outros homens de maneira muito mais natural, sincera e constante do que as mulheres entre si. As mulheres não conseguem acompanhar esse ritmo, esse estilo. Sentem medo, não se aproximam, não se abrem, não conseguem entender como os homens fazem isso e eu tenho por mim que esta barreira jamais será ultrapassada por elas;


CARACTERÍSTICA III: A racionalidade do homem:
E é com essa característica que o homem quase sempre perde.
Para um homem, comprar uma roupa por exemplo, não é necessário visitar 8 lojas e resolver comprar naquela primeira que ele passou. Basta saber que naquela loja que ele vai entrar tem o que ele precisa. Dali mesmo ele já sai com o que procurava e fim de papo. Nessa, sempre ganhamos em tempo, de vez em quando acertamos e na maioria das vezes nos damos mal. Seja pelo preço, pela qualidade, mas o fato é que  essa praticidade exercida pelo macho acaba prejudicando.
Mas a questão da racionalidade do homem não fica só nessa área. A maior diferença está quando há um conflito com a mulher. A mulher sempre usa e apela para a emoção, que é quando, mais uma vez, a maioria dos homens perde, e dessa vez, pode ser que nem seja pra perder.
A razão do homem e a emoção da mulher nestes casos costumam bater de frente de uma forma dolorosa e chocante. O homem com as palavras, a mulher com as lágrimas, muitos homens cedem por não terem argumentos para o choro, mas fato é que mesmo que as mulheres não saibam usar a razão, assim como o homem não sabe usar a emoção, essas marcas jamais escaparão da característica dos dois, ainda que alguns homens sejam bem emotivos.


Dedico este texto a todas as mulheres que sofrem tentando entender estas características dos homens e muitas outras totalmente singulares ao sexo masculinos e que nunca entenderão. Seu esforço é em vão. Não dá pra entender. Talvez aceitar. Sempre respeitar. Não estou fazendo campanha para que os homens possam ser absolutos em suas manias e vontades. É óbvio que dá pra adaptar qualquer característica ao convívio sadio com as mulheres, afinal, um depende do outro que depende do um. Este convívio gostoso com as obscuridades do sexo oposto que fazem com que a vida em sociedade seja melhor que azeitona preta.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Novo demais pra sair; Velho demais pra brincar!


Alguém aí se arrisca a dizer sobre quais pessoas eu estou falando no título? Se você pensou nos adolescentes, acertou! Esse é o paradoxo dos adolescentes desde que o mundo é mundo. O "ainda não" e o "já chega" atormentam a cabeça dessas velhas crianças ou desses jovens adultos a todo momento, fazendo com que as cabecinhas ainda sem muita maturidade e ainda com alta dose de irresponsabilidade os faça percorrer por caminhos mais estranhos possíveis através de descobertas que os faça parecer maiores, melhores, mais velhos e descolados, pra se destacarem entre os seus iguais, já que não podem voltar à categoria sub-9 e ter de volta toda sua inocência.


Por mais que eu tenha leitores adolescentes, me permito dizer que ser adolescente é lutar para descobrir algo que não vai acrescentar em NADA na sua vida. Em sua grande maioria, os garotos e garotas que estão aí entre seus 11 e 19 anos (Estão deixando de ser criança cada vez mais cedo e deixando de ser adolescentes cada vez mais tarde), busca em coisas ilícitas ou em revoltas infundadas um meio de vida para que possam chamar a atenção para si. Acredito que está fase seja atribuída à "perda"da importância que eles parecem sentir por estarem crescendo e que para um adulto é substituída pelo conjunto de responsabilidades que vêm com a idade.


Neste ciclo da vida, as descobertas são inúmeras, como a profissão que se deseja, que em grande parte dos casos não é  a mesma que permanece até que se consiga o primeiro emprego, o primeiro amor infinito, o segundo amor infinito, o terceiro, quarto, quinto... Os amores platônicos, as decepções maiores que o mundo, o ódio, a revolta, as escolhas irreversíveis que dentro de 5 anos se tornam simples lembranças de uma época em que lembraremos como a que fizemos mais coisas idiotas da nossa vida.


A vida do adolescente, por mais que ele não goste, gira em torno do ambiente escolar. Ali, muito além de aprender matemática, português e geografia, o indivíduo também aprende a conviver com diferenças, com cobranças que enquanto criança ele não era obrigado a conviver, com a pressão de começar a ter que se desprender dos pais e caminhar sozinho. Tudo que ocorre no ambiente escolar é o que vai cunhando o ser humano que encontraremos nas ruas mais tarde como um profissional, um pai de família. Claro que boa parte da formação de uma pessoa vem da família, a mais importante delas, mas a escola também tem um papel fundamental por lidar com este jovem durante pelo menos 18% do tempo semanal dele. Na condição de professor, deixo aqui a dica para um bom relacionamento entre você, caro colega, e o alvo do seu trabalho, o aluno: Ele espera e precisa aprender em sala de aula mais do que você leu no livro pra ensinar. Na sala de aula, assim como na sala de jantar na casa de uma família, se ensina, também, a viver. E que fique claro que não estamos falando aqui em ficar dando lição de moral constrangedoras nas pessoas, por favor.



Com eu havia dito antes, as crianças têm se tornado adolescentes muito mais cedo, tendo assim vontade de namorar, de sair, de curtir, de inventar moda, muito antes do que os pais deles e deixado de ser adolescente muito mais tarde, adquirindo assim responsabilidade, maturidade, senso de compromisso muito depois do que se espera. Isso é um mal que talvez esteja sendo causado pela superproteção ou pelo super descaso dos pais, mas nem é o assunto do texto então não vou explorar muito isto. Queria dizer com este parágrafo é que precisamos ter cuidado com nossos adolescentes, para que a antecipação dos fatos ou a finalização tardia de um ciclo não venha a construir personalidades defasadas, dependentes e alienadas. Adolescente não é criança pra que tudo que faz seja relevado e não é adulto pra que tudo que faz seja duramente criticado, então queridos leitores, vamos tentar entender que este ciclo da vida que transforma os bebezinhos da mamãe em "chatos e insuportáveis" seja para eles, relevante, agregador de valores, inesquecível e que seja também pelo menos melhor que azeitona preta.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

As atuais febres da internet


É inacreditável amigos! O povo tá carente de assunto e coisa pra fazer mesmo. Qualquer coisa jogada na internet hoje em dia tem o poder de destruir, construir, formar opiniões, causar revoltas, promover a herói ou rebaixar a vilão, enfim, a nossa cabeça é uma terra muito fértil. As redes sociais de rápida atualização, como facebook e twitter, ganharam o poder "divino" de ditar modas entre as pessoas, sejam elas jovens ou não, famosas ou não, ricas, pobres, tanto faz, desde que tenham um acesso, por mais lento que seja, à internet. Só neste ano de 2012, que tem somente 19 dias, já pudemos presenciar várias modinhas ditadas por estas redes sociais, que têm até interferido na própria televisão, que há anos, é quem determina o comportamento da maior parte da população. Vou citar algumas que ainda podem ser acompanhadas neste momento se você estiver online em um dos microblogs.

- CURTI: A opção "curtir" do facebook, que acabou obrigando o falecido orkut a utilizar também com o nome de gostei, invadiu as reações das pessoas rua afora. Um gesto que já teve vários nomes, como beleza, jóia, sim, positivo, agora é chamado de curti. Comerciais de TV, conversas, textos, sites, em todo lugar agora você tem a opção de curtir. Vejam só, até o M.Q.A. ficou paralisado por dias até que conseguíssemos colocar em todos os textos e no próprio blog a opção curtir (Aproveite que você tá lendo aqui, vai ali no topo do texto e clique em curtir. Não dói.). Esta palavra tomou conta do vocabulário nacional. Se ela fosse uma pessoa já estaria rica do dia pra noite.


- MEMES: Sabem todas aquelas piadas que você já ouviu quando era mais novo, que ficaram desgastadas e sem graça de tanto que foram contadas? Então, elas estão de volta, sem roupagem nova nenhuma, mas auxiliadas pela graça de desenhos totalmente mal feitos que têm as expressões de quem faz parte da história. Hoje em dia qualquer leigo consegue fazer uma montagem no computador, então as piadas com os Memes pipocam na net aos montes. Umas muito engraçadas, outras nenhum pouco, mas o que importa é contar a piada através destes carinhas, que provavelmente um dia serão esquecidos e substituídos por outra opção que faça valer a pena a graça de uma piada que seja mais velha que andar pra frente.


- POLÊMICAS NO BBB: É bem provável que este item e o próximo sejam os que soem de maneira mais estranha quando forem lidos fora de época, mas é super válido citá-los e explicarei o motivo no momento certo. Este aqui por exemplo, serve para mostrar o tamanho da força que as redes sociais ganharam. A poderosa rede globo, se viu perdida (mas ganhou muito com isso) com a reação do público ao suposto estupro praticado pelo participante Daniel. Além de muitas piadas e divulgações feitas na internet, o twitter bombou com declarações de famosos e anônimos querendo dar o seu pitaco sobre o assunto. O participante foi expulso da casa do "reality" show global e cada pessoa que rettwitou e que compartilhou algo está se sentindo orgulhoso, forte, poderoso, por ter interferido em um programa da rede globo.


- LUÍZA ESTÁ NO CANADÁ: Segundo algumas fontes, após a gravação de um comercial para uma TV nordestina, uma tentativa de protesto foi posta em ação na web. O distinto senhor que "estrelava" o comercial, uma pequena celebridade local, pareceu, aos olhos da plebe, arrogante, ao citar sua filha Luíza, que está no Canadá. O tiro do protesto saiu pela culatra. Em menos de uma semana, os risonhos expectadores do monitor de um pc, divulgaram o comercial como uma espécie de piada. Pode ser que ninguém tenha percebido o nome e a localização do prédio ao qual ele se referia (Eu não sei e pra ser fiel a vocês, não vou procurar saber), mas todo mundo sabe que a filha dele está no Canadá. TODO tipo de piada, rejeição, filosofias (Ô gente chata) surgiram em um espaço de tempo curtíssimo! O que inicialmente foi feito para ridicularizar um homem, tornou ele e sua família, inclusive Luíza, que está no Canadá, celebridades  instantâneas. Impensável uma situação dessa! 


Às vezes eu me pergunto: Será que um dia eu vou dar a sorte de virar um hit bem sucedido da internet?Talvez heim, mas nem posso me preocupar ou esperar algo do tipo. Tenho é que aproveitar agora que sou feliz assim. A vida como mero espectador do ciclo efêmero da net é melhor que azeitona preta.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Novos recursos M.Q.A.

Visando melhorar as coisas por aqui, a diretoria do M.Q.A., composta somente por mim, resolveu aplicar algumas mudanças. Nada que já não exista em outros blogs.
A página IMAGENS deixou de existir e agora as imagens serão como novas postagens, sendo distinguidas por tags. É mais praticidade pra tornar nosso blog cada vez melhor que azeitona preta.

Ainda temos as novas disposições dos recursos antigos e as novas fontes do blog. Esperamos estar agradando.

A amizade...(8)


JAMAIS!!!


O que será que vai dar nesse fim de semana heim?


Ê natal!


Pobre Neymar...


Ajuda para o facebook


domingo, 15 de janeiro de 2012

É bom estar de férias


Os dias que antecedem as férias são os dias de maior esperança em nosso ano. Pra ser mais exato, quando olhamos no calendário e vemos que estamos no mês anterior às férias, começamos a ficar até mais relaxados. Já temos inclusive, a sensação de estar de férias, deixando as coisas correrem da maneira mais natural possível, relevando quase tudo, com a cabeça no mês do ócio tão desejado, fazendo planos, orçamentos, arquitetando várias ideias, mas, será que realmente o mês das férias é tudo que pensamos?


Eu vejo uma série de alunos meus, já que dou aula a 300 metros da minha casa, simplesmente fazendo as mesmas coisas que já faziam quando estavam em aula. Ou simplesmente trocando a hora que era da aula, por cama ou computador. Será que isso tudo foi mesmo planejado ou eles só não queriam mais ir na aula mesmo? Nem parece tão bom assim ficar no facebook o dia inteiro ou dormindo. Eu faço isso quase todos os dias e sei o que estou falando.
Ainda os vejo soltando pipa, jogando bola na rua, correndo atrás de folia de reis, uma loucura total. Coisas que não são bem aquelas que as professoras de português acham interessante ler na redação de volta às aulas.
E amigos leitores, não vou ficar aqui só falando mal do costume dos meus alunos queridos não. Vejo muito mais coisa por aí em período de férias que me deixam com um certo espanto. Vou falar por mim e sei que muita gente vai se identificar. Todas as minhas férias eu devo ser o frequentador mais assíduo do youtube. Toda madrugada eu passo por lá pra ver pelo menos um vídeo que seja, só pra constar. Esta postagem por exemplo, está sendo feita às 04:00. Pra no dia seguinte levantar pra lá de meio-dia e passar o resto do dia no mais puro ócio/tédio.


Um terço de nossas férias, perdemos ajeitando as coisas que bagunçamos enquanto trabalhávamos. Outra parte considerável delas, perdemos por causa do clima, que em qualquer mês, apronta das suas pra encurtar as férias de qualquer um. Nos momentos que temos de lazer, ainda provamos de alguns aborrecimentos causados pela convivência intensa com algumas pessoas. E nos momentos que deveriam ser de descanso, dormimos mal, comemos mal, fazemos tudo muito mal, pra chegar no fim do mês e reclamar que não deu pra fazer nada nas férias.


E para quem leu e acabou se identificando, não fique triste. Isso também nem é só culpa do sujeito que está de férias. O sistema capitalista tem sido brutal com muitas pessoas, impedindo que os sonhos, tão bem sonhados no mês anterior às férias, sejam postos em prática. Às vezes o sonho nem é tão alto. Mas quem trabalha com comissão sabe bem como é: No mês das férias quem viaja é o dinheiro, pra bem longe do nosso bolso. Eu como tenho as férias no mês dos impostos, também sofro, e muito! Passo boa parte do meu tempo calculando o que posso e o que eu não posso fazer e tenho que me deparar com a triste realidade de que o que eu mais faço é contribuir para que os governantes do meu país tenham as férias que eu sempre sonhei pra mim. 

Mas é isso galera. Sem muitas lamentações, porque quem trabalha nas mesmas condições que eu, dá muito valor às férias quando chegam os meses de setembro e outubro, que são quase insuportáveis, mesmo com todos os feriados que nosso país tem. É importante saber levar nas suas férias uma boa dose de responsabilidade, tanto na dosagem do que sai, falando de dinheiro, como na do que entra, falando de comidas, bebidas e consumos em geral. Saber que a vida não acaba nas férias, então tentar reservar um tempo pra descansar de verdade seria importantíssimo, pra voltar e demonstrar ótima vontade pelo menos nos 4 primeiros meses de trabalho. E ainda tenho mais um pedido pra fazer. Não leiam este texto como uma reclamação de nada. Se eu tenho férias, é porque tenho trabalho, graças a Deus! Isso é melhor que azeitona preta!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que esperar de 2012?

Pois bem galera. Estou de volta. Fim do meu recesso de fim de ano. Trabalhei aqui no blog até o dia 31 pra poder estender o recesso até o fim de semana após o meu aniversário. O momento de folga foi ão intenso, que tive enorme dificuldades pra conseguir pensar em algo pra escrever, mas me senti um tolo assim que cheguei à conclusão, afinal, se é a primeira postagem do ano, então tenho que falar dele ué. Então vamos tentar.


É chegado o ano #2012 d.C. O que podemos esperar dele afinal? Talvez o que mais podemos destacar neste ano, que já até foi nome e tema de filme, é a lenda, ou não, sobre o fim do mundo. Quanto mais a data base marcada para o fim do mundo se aproxima, várias teorias surgem. Afinal, existirá mundo em 2013 ou não? Tem gente com medo, tem gente com muito medo, tem gente desesperada e tem gente que não tá nem aí. É difícil acreditar, eu particularmente, por algumas coisas que eu resolvi acreditar durante toda minha vida, não consigo acreditar nesse tal fim do mundo, tenho enorme dificuldade em entender quem acredita, mas não vou abrir o espaço do meu blog pra debater nem criticar isso. Cada um no seu cada um. Depois do ano 1000 (é bem provável que lá alguém tenha tido este medo), do ano 2000, do dia 20/02/2002 às 20:02 e 11/11/11 às 11:11, já é hora de começar a desconfiar de que isso possa ser uma lenda.


É ano de olimpíadas, passando em pleno horário comercial na record. Tem por quê alguém assistir isto: Eu acho que não né. A colocação do Brasil nas últimas olimpíadas não sugerem que somos um país muito adepto ao evento, embora tenhamos competidores em quase todas as modalidades. Pode ser uma boa pedida pra galera do nosso país, pelo menos se inspirar à praticar esportes e a gostar um pouquinho do evento. Daqui a 4 anos teremos, queiram ou não, olimpíadas no Rio e não se falará em outra coisa no país. Devem até dar folga em algum dia pra gente.


Esse ano é ano de eleições. Prefeitos e vereadores. Vale deixar o pedido aqui pra vocês todos sobre a consciência na hora de votar. Muita gente acredita que um candidato que faz festinha, que tem musiquinha bonita ou que ele mesmo é bonito pode fazer alguma coisa pra melhorar. Muita gente acredita que o seu voto não via fazer diferença, que já tem muita gente que se importa com isso, então que pode jogar seu voto fora. ACORDEM! Vocês que não levam a política nem 15% à sério estão prejudicando todo mundo! Isso é uma falta de respeito. Se não fizerem por vocês, façam pelos outros.


Um dia eu vi um cara que eu considero um sábio, Tim Almeida, postar no facebook o seguinte: 2012 é ano bissexto, você não pode reclamar que ele passou rápido quando acabar (Tenho certeza que as palavras não foram essas mas o sentido era). Achei engraçado e comecei a pensar sobre. Um ano não passa rápido por passar. Quando fazemos coisas que valeram a pena, quando estamos ativos e satisfeitos, é bem provável que você chegue ao mês de dezembro como quem chega na segunda semana de janeiro e no dia 31 de dezembro a impressão de que ele passou rápido vai ser tomada pelas lembranças de tudo que você fez, então você vai ver que um ano não passa rápido. Ou ele vale ou não a pena, e isso sim faz a diferença.


É bem provável que existam outras coisas sobre este ano de 2012, mas não tenho conhecimento para falar a respeito e se eu continuar o texto vai ficar maior do que qualquer leitor assíduo do blog gostaria de ler. Mais informações podem seguir o link Fenômeno 2012 e 2012. Estão muito interessantes.
Fico por aqui, me despedindo pela primeira vez em 2012 prometendo para todos um ano pelo menos melhor que azeitona preta neste blog.