segunda-feira, 5 de março de 2012

Relacionamento virtual pode ser uma boa ideia

Não é de agora que temos em nossa realidade as amizades virtuais dominando a maior parte de nossas relações sociais. Amigos, colegas, até namoradas e esposas têm sido encontrados com grande frequência na web. Seja num bate-papo coletivo, numa rede social, um blog em comum, sei lá... Os relacionamentos têm fluído de uma forma diferente de como foram na época dos nossos pais (Isso pra quem for da minha geração, sou de 1988).
A internet ajudou a muitas pessoas, que antes tímidas, agora libertas e corajosas. Mas será, que tudo que nasce na internet tem a capacidade de durar como os contatos face a face? Aos extremamente viciados, não é face(book) a face(book) não, eu quis dizer pessoalmente.


Não fez parte da minha realidade, mas já vi em filmes e novelas, o tempo em que o flerte começava com o homem mandando um bilhetinho através do garçom para a mulher, ou então, já mais recente, talvez a última demonstração de interesse manifestada antes do advento da internet, cartinhas e recados por terceiros afim de uma aproximação com segundas, terceiras e enésimas intenções. Será que naquele tempo era muito mais difícil conseguir alcançar o objetivo traçado do que hoje em dia?
Viciado confesso em internet, não posso garantir como funcionavam os relacionamentos de outrora, mas tenho um tempo de rede que me permite dizer que a vida atrás da telinha do computador é muito mais facilitada. Muitos não acreditam no valor do que começa na internet, mas eu defendo uns pontos de vista que me fazem acreditar que pela internet, valores que não podem ser descobertos no relacionamento pessoal são descobertos com maior facilidade. Cito três motivos:


I - As pessoas têm mais tempo pra pensar: Às vezes, para os mais tímidos ou menos falante, é difícil expor seu ponto de vista da melhor maneira diante daquela outra que a interessa. Ela começa a gaguejar, a trocar palavras, a falar errado, dá um suadouro, dá tudo errado...pela internet, dá pra tomar aquele ar, respirar, ler as respostas com calma e interpretar da melhor maneira, receber a informação dada, ou seja, se for algo inesperado, não há afobação nem pressão do olhar do outro para que a resposta seja dada imediatamente dentre muitos outros exemplos que se encaixam nesse primeiro item;


II - As pessoas têm maior facilidade para expor seus gostos: Tem gente que não consegue de maneira alguma se impor, dar opinião sobre o que gostam, sobre onde querem ir, sobre como preferem que as coisas caminhem, então estar na net dá algumas opções para que sutilmente, ou não, este tipo de gente demonstre para o outro, afinal, quem é ela através de suas preferências e escolhas. No falecido orkut, as comunidades eram praticamente o retrato das pessoas, pra puxar um assunto era muito fácil e inclusive amizades foram iniciadas por gostos em comum. Hoje no facebook existem várias maneiras de se demonstrar seu gosto, seja compartilhando ou curtindo alguma coisa, ou então por postar alguma coisa na atualização de status, ou numa outra que é mais escondida que é o "Você e fulano", onde você encontra tudo que você e a pessoa do perfil visitado têm em comum. Estas são coisas deliciosas de se descobrir pessoalmente mas que muita gente não tem como, por causa de suas limitações em relações sociais, de fazer.

III - As pessoas têm a oportunidade de encerrar algo sem fazer muito esforço: Não que eu ache muito legal isto, mas uma relação pode nem começar, pode nem te dar muito trabalho, se o pontapé inicial for dado pela internet. Vejam só, que trabalho é poupado, se ao invés de tentar conhecer uma pessoa pessoalmente, você acaba percebendo pela internet mesmo que aquele não é o tipo de gente que você pretende se aproximar. Ali mesmo a aproximação já é encerrada e, um dia que você perderia tentando se aproximar dela, conhecer tendo que superar as duas barreiras citadas nos itens anteriores, você já terá livre pra fazer outra coisa, quem sabe até não se encontrando com outras pessoas que sejam realmente do seu interesse.


Claro que o risco de você encontrar o que não presta, o que mente, o que não é o que diz ser é maior, mas em todo lugar que você se envolver, o risco existirá. Sempre em cada escolha que fazemos, passamos por riscos, de nos decepcionar ou de nos surpreender positivamente. Então, caros leitores, agora que vocês já se deparam com esta realidade de relacionamentos cibernéticos, não se escondam. Vivam o lado positivo do momento porque dá certo. Às vezes aquela pessoa que te adicionou é a pessoa que vai mudar o rumo da sua vida, então não custa perguntar quem é antes de rejeitar. Podem acreditar que eu sei o que estou falando. Vi de muito perto acontecer uma história muito parecida com essa e que deu totalmente certo.